Projeto de cultura periférica, Criando Criadores lança o primeiro videoclipe do coletivo Chá da Tarde
28/12/2020 | Publicado por admin | NotíciasEm sua terceira edição, a iniciativa fomenta capacitação cultural aos
moradores da Zona Leste de São Paulo
Crédito: @vinilclick
Fortalecer a cultura periférica é o fio condutor do Criando Criadores, projeto que está em sua terceira edição e promove impacto positivo na cena cultural da Zona Leste de São Paulo ao fomentar uma série de atividades. Além de impulsionar a troca artística na região, o projeto garante para um dos artistas ou bandas a gravação de um single acompanhado por videoclipe. Nesta edição, primeira realizada à distância, o coletivo Chá da Tarde, nascido na comunidade do Jardim Keralux, foi selecionado e coloca no mundo sua primeira produção musical: “Novos Tempos” – um pedido de proteção e paz aos corpos pretes, LGBTQIA+ e periféricos (assista ao videoclipe).
Formado por Peu Morais, Ingrid Oliveira, Camis Roberta, Emerson Oliveira, Gabriel Kinder e Gustavo Dias, o sexteto apresenta a área onde vivem no bairro de Ermelino Matarazzo, extremo leste da capital, e transformam a própria realidade em palco para os versos da letra. “É um convite para celebrar nossas vidas, pautar nossos espaços e direitos. Um convite para mergulharem com a gente nessa boa vibração e buscarmos novos sentidos, ideias, planos, sonhos e motivos para prosseguir”, conta Peu sobre a energia que atravessa a sonoridade do single.
Apesar de, como o resto do mundo, terem sentido o baque da pandemia do novo coronavírus na realidade profissional do grupo, foi frente a essa adversidade que nasceu a identificação dos integrantes como coletivo. A partir da união para ajudar no combate ao coronavírus com a distribuição de cestas, máscaras e produtos de higiene, se viram transcendendo o conceito de “banda”. “Nossa comunidade começava a enfrentar uma crise de saúde pública e não podíamos negar esforços. A partir daí, começamos a entender nossa identidade como um coletivo”, conta Peu Morais.
O distrito onde a produção audiovisual do coletivo é ambientada, também é cenário da realização do Criando Criadores – exceto nesta edição remota. Fruto de parceria entre o Cingulado (consultoria com foco em atitude social), o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal (patrocinadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), o projeto também aproximou a banda do mercado musical, através da participação em um bate-papo com o cantor e compositor Black Alien, por exemplo. O coletivo, inclusive, foi a atração de abertura de um dos shows virtuais do rapper carioca. “É apenas o começo de ‘Novos Tempos’”, conclui Peu.
Ficha Técnica:
Coletivo Chá (@bandachadatarde)
Produção Executiva: Peu Morais
Assistente de produção: Emerson Oliveira, Diogo Hans e Larissa Jesus
Parcerias e comunicação: Ingrid Oliveira e Larissa Jesus
Composição: Emerson Oliveira
Estúdio Sigo som: Binho Santana
Produção Musical: Arielly Porto
Realização: @lab_desencanto
Direção: @Olanias e @vinilclick
Direção de Fotografia: @Olanias
Produção Executiva: Luana Almeida (@sechamaluana)
Produção: Mateus Souza (@nemchega)
Produção Local: Coletivo Chá (@bandachadatarde)
Beleza: Bruna Rodrigues (@brunnaa.makeup)
Figurino: Carlos Vinícius (@vinilclick)
Arte: Marvin Procópio (@babyboydazl)
Pós: Mauricio (@7peri).
Banda Chá da Tarde
Ingrid Oliveira, Camis Roberta, Emerson Oliveira, Gabriel Kinder, Peu Morais e Gustavo Dias
Apoio e Realizações
Periferia Invisível (@periferiainvisivel)
Mde10 (@mde10oficial)
Tabacaria do boy (@tabacaria_do_boy)
Kaique’s Bar
Sobre a Cingulado:
Com o propósito de entender, explicar, planejar, mediar e executar projetos de ativação social, desde 2013, a Cingulado trabalha em projetos especiais de comunicação social, oferecendo serviços de pesquisa, mediação institucional, planejamento, avaliação de impacto, narrativas em vídeo e produção de eventos.
Sobre a ArcelorMittal Brasil:
A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina. Faz parte do grupo ArcelorMittal, líder de aço e de mineração do mundo, com presença em 60 países e unidades industriais em 19 países. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição.
Sobre o programa ArcelorMittal Forma e Transforma:
O programa ArcelorMittal Forma e Transforma, o cidadão construindo o amanhã há mais de uma década promove a diversidade de práticas artísticas, tendo a cultura como um eixo de trabalho para inserção na sociedade, a favor da criação do senso de pertencimento, da dignidade e da cidadania. A ArcelorMittal acredita que o acesso a uma atividade regular de cultura, tem efeitos diretos no bem estar, na auto estima e na qualidade de vida.
Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação
+55 11 98432-0330
Carol Pascoal – carol@trovoa.com
Gabi Cruz – gabi@trovoa.com
Deixe uma resposta