Inaugurada pista de skate na Mooca

02/12/2016 | Publicado por admin | Destaque, Esporte, Notícias

Novo espaço é destinado à prática das modalidades de skate, patins, Cross e Hardcore Sitting.

No sábado, dia 26 de novembro, os adeptos dos esportes radicais sob rodas ganharam um novo e estruturado espaço para a prática das modalidades de skate, patins, Cross e Hardcore Sitting (cadeira de roda) na região.

Atendendo o interesse da população juvenil e atenta ao desenvolvimento e melhoria dos aparelhos públicos voltados ao esporte para a juventude do bairro, a subprefeitura da Mooca construiu uma pista de skate dentro do Clube Escola Mooca, na Rua Taquari, 549.

A estrutura teve um custo de R$ 404.793,31 mil, tem cerca de 1.150 m² e conta com diversos obstáculos sugeridos por praticantes do esporte. Foi construído um Bowl (espécie de piscina) com 267 m² e ao redor uma área da modalidade street, que simula situações encontradas em ruas, como rampas, corrimões, escadas, entre outras. O complexo conta ainda com obstáculos conhecidos no mundo do skate, como Quarter, Savana com Gap, HIP 45º e Caixotes. A pista é toda de concreto e protegida por guarda corpo metálico. Esportistas com experiência no esporte e em construção de pistas foram ouvidos na elaboração do projeto.

Este é o segundo equipamento voltado a pratica de skate e outras modalidades de esportes radicais na Mooca. Hoje já existe uma pista nos baixos do viaduto Alcântara Machado.

A Subprefeitura Mooca doou o equipamento ao Clube Escola Mooca que se responsabilizará pelas normas para utilização do novo espaço.

Sobre o skate
Inicialmente, o objetivo do skate era apenas deslizar sobre o solo. Hoje considerado um esporte radical, devido ao grau de dificuldade das manobras executadas.

O Skate originou-se na Califórnia, surfistas locais queriam fazer do surf um divertimento também nas ruas, onde no começo, o nome da nova diversão era Sidewalk Surf.

O Skate daquela época (1960) era muito diferente do que é hoje. Não possuíam nose nem tail, eram apenas uma tábua de madeira com 4 rodinhas. O novo “Surfe no asfalto” contagiou tanto as pessoas, que rapidamente ganhou seu espaço, praticantes e admiradores.

Em 1970 o Sidewalk Surf, já conhecido como Skate, sofreu uma revolução, suas rodinhas foram estudas e feitas por um material chamado uretano. Com a ajuda dessas rodinhas, o Skate passou a pesar por volta de 2,5kg.

Um grupo de garotos revolucionou ainda mais o Skate. Em 1975, mostraram ao mundo que era possível fazer manobras de Surf sobre o ele.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

pista-mooca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *