História de São Miguel será contada por grafites em muros da Fábrica Nitro Química

04/08/2016 | Publicado por admin | Cultura, Destaque, Notícias

Renomados grafiteiros do bairro de São Miguel Paulista estão seguindo com projeto que irá transformar a fachada do muro da fábrica Nitro Química. Serão 228 painéis que contarão os 394 anos de história do bairro.

A iniciativa deste projeto, que começou a ser pensado em abril de 2015, foi do engenheiro Marcos Romanoski, que representa a empresa Nitro Química, e tem por objetivo resgatar a história da empresa e da região.

Serão um total de 2.600 m² de muros, em uma extensão de quase um quilometro, localizado na Av. José Arthur da Nova, no Distrito do Jardim Helena, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. A previsão é que o trabalho seja finalizado até setembro deste ano, quando o bairro comemora seu aniversário.

A ONG Message Soul, que tem atuado no Distrito do Jardim Helena, foi escolhida para desenvolver o projeto e esteve nos últimos meses pesquisando imagens que irão contar a história, tanto de entidades que tiveram importante participação no progresso do bairro, como da própria Nitro Química, que está financiando mais esta importante ação de carácter social e cultural.

A iniciativa conta com recursos da Lei Rouanet, captados nas duas maiores indústrias da região que de imediato apoiaram a proposta cultural. Os muros são da Votorantim Metais e Nitro Química, que preparou o muro, fechou alguns buracos e pintou os 900 metros com tinta branca.

A organização afirma que o painel temático será o maior da América Latina com grafites contando a história de um lugar.

O maior painel de grafite da América Latina foi pintado em 2014 na avenida 23 de maio, segundo a Prefeitura de São Paulo, onde 200 grafiteiros de diversas regiões foram convidados para pintar 5,8 quilômetros de muros entre o Terminal Bandeira e o Museu de Arte Contemporânea. A galeria teve tema livre, diferente do de São Miguel onde há temática histórica.

No mesmo ano, no bairro de Itaquera, cerca de 4 km dos muros da linha 3-vermelha do metrô foram grafitados por 70 artistas sob a temática Copa do Mundo.

003

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *