Itaquera ganhará dois Territórios CEU e uma Unidade de Pronto Atendimento

15/04/2016 | Publicado por admin | Destaque, Educação, Notícias, Saúde

Unidades de educação e saúde receberão no total investimentos de mais de R$ 86 milhões. Somente nos CEUs, serão abertas mais de mil vagas de educação infantil

 

A região de Itaquera, na zona leste, terá até o fim de 2016 dois novos Territórios CEU e um Unidade de Pronto Atendimento. Os investimentos somente nestes equipamentos de saúde e de educação são de mais de R$ 86 milhões. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quinta-feira (14) as obras em andamento no bairro.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em construção ao lado da comunidade da Paz, está em fase final de obras e tem previsão de entrega no início do segundo semestre de 2016. O local será uma UPA IV, com mais de 1.800 metros quadrados e equipada com oito consultórios, sete leitos de urgência, 23 leitos de observação e dois leitos de isolamento.

Os Territórios CEU estão em construção nos terrenos dos clubes escola Gerdy Gomes e Rumi de Ranieri. Juntos, representam a criação de mais de mil vagas de educação infantil. A previsão é que as unidades estejam prontas até dezembro de 2016.

O CEU São Pedro terá mais de 32 mil metros quadrados, sendo 13.200 metros quadrados de área construída. Será equipado com biblioteca, anfiteatro e cinema. Está em construção um edifício com quatro pavimentos, que abrigará as atividades culturais e áreas de apoio, como vestiário, salão de jogos, depósitos e copa. As novas áreas esportivas terão bloco de três pavimentos e uma quadra externa. A piscina semiolímpica e o campo de futebol serão revitalizados. A estrutura terá um Centro Municipal de Educação Infantil Integrada (CEMEI) com capacidade de atender 508 crianças de zero a cinco anos.

Já o CEU Parque do Carmo será instalado em um terreno de 15.968 metros quadrados, com a área construída de 12.500 metros quadrados. As edificações da nova unidade contam com três pavimentos para abrigar atividades de educação, cultura, esporte e lazer. O local contará com um CEMEI, com capacidade para atender 500 alunos entre 0 e 5 anos e 11 meses. Para atividades culturais, o CEU terá espaço para biblioteca, cine-teatro, sala de artes, sala de música, estúdio de gravação e oficina digital.

Skate
Após a vistoria às obras, Haddad conversou com coletivos de cultura e com praticantes de skate de Itaquera na praça Brasil, que foi revitalizada e recebeu um circuito skate plaza. A obra também trouxe acessibilidade para o espaço de lazer, um dos mais frequentados da área da Cohab José Bonifácio. Foram ainda instalados wifi, nova iluminação, playground e equipamentos de ginástica para idosos. A reforma foi organizada de maneira participativa, inclusive com a transformação de um veículo abandonado em um parklet.

 

São Paulo 2016-04-14 Visita à Região de Itaquera   Locais: 1º Ponto: UPA Itaquera (Av. Miguel Ignácio Curi, 44) 2º Ponto: Comunidade da Paz (Av. Miguel Ignácio Curi, s/n) 3º Ponto: CEU Parque do Carmo (Rua Gaspar da Silva, 140) 4º Ponto: CEI Jardel Filho (Rua Blecaute, 376) 5º Ponto: Praça Brasil (Rua Nagib Farah Maluf, esquina com a Rua Filipe Lauri) 6º Ponto: CEU São Pedro (Rua Professora Lucila Cerqueira, 194) Prefeito Fernando Haddad - Vice Prefeita Nadia Campeão Foto Cesar Ogata / SECOM

Crédito Foto: César Ogata/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *