Parklet em Ermelino Matarazzo

03/02/2016 | Publicado por Ines | Destaque, Lazer, Meio Ambiente, Melhoria

A implantação do espaço público de lazer na Rua Aiquara foi finalizada

No dia 28 de janeiro, a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo finalizou a implantação de um Parklet na Rua Aiquara, nº 17 – Ermelino Matarazzo. Os Parklets são extensões temporárias da calçada, que promovem o uso do espaço público de forma democrática a partir da conversão de um espaço de estacionamento de automóveis na via pública em um espaço para permanência de pessoas.

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo com a regulamentação da implantação de parklets busca humanizar e democratizar o uso da rua, tornando-a mais atrativa e convidativa. Esse processo tem como objetivo promover a permanência no espaço público, e vai de encontro a outras políticas públicas municipais, como o Wifi Livre SP, a renovação da iluminação pública, o incentivo ao uso de bicicletas e do transporte público.

Em São Paulo, o conceito de Parklets surgiu em 2012, e sua primeira implantação ocorreu em 2013, dando início ao processo de regulamentação que culminou em um Decreto municipal (n°55.045/14) em vigor desde abril de 2014.

Pouco mais de um ano após a regulamentação, a cidade já contava com mais de trinta Parklets implantados. O Parklet pode ser implantado por pessoa física, jurídica ou pelo poder público, mas é vedada, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva de seu mantedor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *