Carnaval chegando! Veja os riscos do abuso de bebidas alcoólicas

02/02/2016 | Publicado por Ines | Curiosidades, Destaque, entretenimento, Lazer, Notícias, Saúde

Especialista dá conselhos para cair na folia com responsabilidade; entre as dicas estão alimentos leves e descanso no dia seguinte

Evitar a bebida alcoólica é sempre melhor Importante destacar que a ressaca pode e deve ser evitada, uma vez que o mal-estar generalizado gerado pós-abuso do álcool costuma causar problemas como enjoo, dor de cabeça, cansaço, diarreia e sensibilidade à luz.

Vai cair na folia no Carnaval? O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, preparou orientações para a população sobre os riscos da alta ingestão de bebidas alcoólicas durante o período de festas.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima diária recomendável de ingestão de bebidas alcoólicas é de duas doses para homens e uma para mulheres.

Preparar o organismo para a ingestão de bebidas alcoólicas

O hepatologista Carlos Baía, do Hospital de Transplantes aconselha que antes de consumir bebida alcoólica é importante preparar o estômago e fígado, ou seja, escolhendo, sobretudo, alimentos ricos em gordura. É importante também beber bastante água para manter a hidratação, evitando a perda de líquido no organismo.
Esses cuidados evitam também a agressão direta sobre a mucosa do estômago e esôfago, fazendo com que a sensação de queimação e náusea seja menos intensa, devido à irritação causada pela bebida alcoólica.

Prefira sempre uma bebida com baixo percentual alcoólico

O médico alerta sobre a importância de observar os rótulos das bebidas com a classificação do percentual alcoólico nas garrafas. “O ideal é não abusar da bebida alcoólica. A intensidade da ressaca esta relacionada à quantidade de álcool ingerida, não importando se a bebida é fermentada ou destilada”, afirma.

Alimentos leves e descanso no dia seguinte

No dia seguinte, é importante descansar para melhorar o metabolismo do fígado. Outra dica é escolher alimentos leves como verduras e legumes cozidos, diminuindo frituras, doces e alimentos gordurosos. Também é fundamental reforçar a hidratação com água, chás e bebidas isotônicas.


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